Exclusivo: Entrevista com Eduardo Zorzanello, CEO Festuris Gramado

Por Marcos Arruda 

Eduardo Zorzanello, demosntrando a camisa do “Recomeço Festuris” (Imagem: Marcos Arruda)

A 32ª edição do FESTURIS Gramado encerrou na noite desse sábado (7), o evento presencial marcou a retomada das feiras de turismo na América Latina (mesmo durante uma pandemia). Ao todo foram 6.000 reuniões agendadas pelos mais de 5.000 mil inscritos através do aplicativo do evento. A segurança sanitária também foi validada com protocolos rígidos e a certificação ‘Covid Free’ do IBES International. O FESTURIS mostrou que com responsabilidade é possível retomar as atividades do setor de eventos e do turismo.

O Portal Turismo&Eventos entrevistou o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, que nos deu um feedback  dos participantes do evento. 


  • Eduardo, queremos começar parabenizando a todos da organização do evento pela coragem que tiveram por essa edição histórica do evento.
(Imagem: Marcos Arruda)

“A gente, nesse sentido, fica muito honrado. Primeiro, muito grato por termos chegado até aqui com o apoio de todos do turismo. Da iniciativa privada, das entidades, do poder público. Quer dizer, foi um somatório de esforços para que nós pudéssemos, primeiro, ter autorização para conseguir executar o evento e, segundo, ter a credibilidade e a confiança dos clientes, expositores e participantes e vocês da imprensa, para que pudessem vir para cá e, que sim, é possível fazer um evento seguro, com todos os protocolos. Então, para nós é um sentimento de muita alegria, né? É verdade. Sintetiza tudo isso, que nós colocamos na abertura, Nós fizemos um evento do tamanho que é permitido! Nós somos resilientes, fomos digitais. Tivemos coragem? Sim, mas principalmente quem está em nossa volta validou aquilo que a gente se colocou a entregar. E, nós observamos isso nos corredores, as pessoas estão conscientes, estão respeitando, estão fazendo negócios, estão se reencontrando, estão sorrindo pelos olhos, isso porque é o primeiro evento de turismo das Américas no momento da pandemia , não é nem no pós-ocorrido não, porque a gente tá enfrentando. E a coisa vai se alongar ainda até que vem a vacina.

  • Eduardo, fala um pouco sobre essa “novidade” que foi o agendamento das reuniões para a feira toda. Porque antes era somente para alguns setores do evento.

“E a gente teve um resultado bem satisfatório, pelo que pudemos observar os agentes estão felizes, os clientes estão felizes, fizeram o agendamento, foi uma novidade, né? Novidade não, nós já tínhamos isso em outros momentos, outras edições, mas trouxemos isso como uma regra, e não como uma exceção. Antes era apenas para o espaço Luxo, MICE e o Wedding. Agora a gente ampliou isso para que as pessoas pudessem se sentar, se reunir, nós temos que que começar a incutir esse hábito na vida dos profissionais do turismo no Brasil”.

  • Protocolos de segurança e Totens na entrada da feira

    (Imagem: Marcos Arruda)

“Essas máquinas são perfeitas, né? Isso, isso foi uma parceria bem importante, que a gente viabilizou com o nosso expositor Marco Polo. Que é famosa pela fabricação dos ônibus. Ela tem um braço digital de inovação, que é a Marcopolo Next, que criou essas máquinas para o Check-in online dos seus passageiros e para o escaneamento facial com aferição da temperatura. Então, caiu como uma luva essa parceria, para podermos controlar o acesso das pessoas, aquele que tem algum tipo de sintoma, nós temos uma sala especial de isolamento com toda uma equipe médica da Transul , fechamos uma parceria também com o Hospital Arcanjo São Miguel, de Gramado, com a Imunizadora Hoffmann. Importante dizer, porque toda feira ela foi sanitizada a cada dia. E criamos regras básicas, né? Primeiro, uso da mascara, procurar ter o distanciamento, alimentação em um único lugar”. 

  • Expositores e parceiros

” A Feira diminui , por motivo óbvios. Expositores internacionais são pouco os que temo hoje, principalmente multinacionais e internacionais. A parte dos resorts , dos hotéis. Algumas operadoras que também estão em situação complicada. Cias Aéreas temos a Gol e a LATAM, a AirEuropa e a Copa Airlines, por exemplo, mas sem estandes, estão patrocinando. É um novo momento, também, de investimento por parte de alguns. Então, houve um encolhimento natural da feira, que tá no primeiro pavilhão, os estandes todos distanciados. Porém, trouxemos o conteúdo, a solenidade e a alimentação para cá”.

  • O posicionamento dos empresas participantes e do trade turístico

“Nós deparamos com alguns incógnitas por parte dos parceiros. Como é que vai ser? Eu vou, não vou? Eu vou apostar, colocar meu dinheiro na feira, e como é que vai ser o retorno pra mim? Muitos tiveram essa sensação. Será que o evento vai acontecer? Como é que o evento vai acontecer?
Estávamos trabalhando sobre a perspectiva de 2019. E fomos falando com um a um. Aqueles que deram abertura para investir em 2020, porque é um ano que está todo mundo sem recurso. Então, nós flexibilizamos muito da nossa parte em relação a custos, a valores. Os fornecedores também entenderam a nossa realidade. Então é um evento mais enxuto sobre os investimentos da nossa parte, para fazer o evento, e do expositor investindo no evento. E juntos a gente conseguiu fazer o evento. E aqueles expositores que estão circulando, e muitos nos encontraram, e disseram: “Puxa, vocês conseguiram fazer o evento. Estamos juntos, ano que vem estamos aqui”. Então, é por aí o caminho. É uma retomada um recomeço! Todo mundo tá bem animado, porque estamos retomando. Então, com certeza, o próximo vai ser um sucesso. Se Deus quiser”.


O Portal Turismo&Eventos participou do Festuris Gramado a convite da organização do evento. 

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